No Japão existem dois jeitos de se pronunciar mecha: Mekaa (メカー Mekā) que mantem a fonética da palavra mas altera a sua escrita e Mecha (メチャ Mecha) que mantem a escrita mas causa alterações a sua fonética, ambos os modos seguem o silábario japonês. Mas o correto, segundo a língua inglesa, é Mecha (メカー Mekā), com escrita Mecha e pronúncia Mekaa.
Como o uso dessa palavra é de origem japonesa, a palavra mecha pode tanto ser singular quanto plural. No entanto, não é incorreto usar mechas para o plural, o que ocorre nesse artigo. Também existem as formas mech (singular) e mechs (plural).
Considera-se que a primeira aparição de um mecha ocorreu na novela "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, na qual os marcianos pilotam naves trípedes similares a muitos mechas atuais.
O conceito de mecha está intimamente relacionado ao de exoesqueletos na ficção científica, que seriam estruturas vestidas por uma pessoa capazes de ampliar seus movimentos ou conferi-la mais força. A diferença é que um exoesqueleto é "vestido" pelo piloto (em volta do corpo e imitando seus movimentos), enquanto um mecha é pilotado por controles ou mentalmente.
O gênero mecha de anime
No contexto do anime, também se chama de mecha às produções em que mechas e seus pilotos são os principais personagens. Esse gênero também se tornou popular em séries de ficção científica japonesa, conhecidas como tokusatsu, e levou a produção de grandes linhas de brinquedos inspirados nos mechas.O público-alvo desses animes são jovens e adultos do sexo masculino, mas há uma grande variedade de histórias sobre mecha abrangendo vários gêneros e estilos. Características comuns do gênero são o combate ao mal, os pilotos de idade adolescente em profusão e o uso de gritos e bordões para controlar os mechas.
O gênero iniciou-se com o mangá Tetsujin 28-go de Mitsuteru Yokoyama em 1956, que foi animado em 1963. Considera-se que popularidade dos mecha, no entanto, começou com o surgimento da série Gundam em 1979, que deu origem a vários programas e séries animadas. Algumas séries de mecha tornaram-se bastante populares por todo o mundo, como Neon Genesis Evangelion e Super Sentai, dando origem até a paródias como no webcomic Megatokyo.
Alguns Exemplos: Battle Skipper, Dai-Guard , Detonator Orgun, Gasaraki , Gekiganger 3 , Giant Robot , Guerreiras Mágicas de Rayearth, Hades Project Zeorymer, Idolmaster: Xenoglossia, M.D. Geist , Macross , Magma Taishi , Martian Successor Nadesico , Neon Genesis Evangelion, Patlabor, Robotech, Sei Jūshi Bismarck, The Big O , The Red Baron , The Vision of Escaflowne, Xenosaga: The Animation.